Receba conteúdos exclusivos da Comunidade Chandon
Enologia

Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios

Por Pri Matta

Play
10 AGO
Home Comunidade Chandon Enologia

Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios

Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo. Na Chandon, a sustentabilidade e manuseio responsável dos resíduos fazem parte do DNA da marca, consolidando o seu pioneirismo na conquista da certificação de Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP).

Mas, então, o que é produção sustentável na enologia? Quais são as práticas e os maiores desafios para incrementar a sustentabilidade como um pilar na produção de vinhos e espumantes?

Ao longo deste texto, vamos embarcar neste universo e entender como a produção sustentável proporciona frutos tanto para a empresa quanto para o consumidor. Faça uma ótima leitura!

O que é produção sustentável?

Produção sustentável é a incorporação de práticas que visam mínimo impacto ambiental e social em todas as etapas da vida de um alimento ou bens de consumo. Ou seja, uma empresa aplica ações positivas para o meio ambiente durante toda a fabricação do seu produto, evitando, por exemplo, o uso de produtos químicos que fazem mal para a saúde e diminuindo o número de resíduos.

A título de exemplo, a Chandon acredita em um desenvolvimento sustentável da sua marca. Atualmente, 99,34% dos resíduos produzidos pela empresa durante a fabricação e distribuição de espumantes são reciclados.

Para alcançar e melhorar esse número, a Chandon adotou o sistema de logística reversa, que utiliza a reciclagem para produzir matérias primas para outras indústrias. Todo lixo produzido pela empresa é separado e destinado para empresas locais.

Qual é o papel da produção sustentável na enologia?

A produção sustentável na enologia possui o papel de diminuir o impacto ambiental produzido pelas empresas que fabricam vinhos e espumantes. Para isso, algumas práticas podem ser aplicadas em toda a etapa de fabricação das bebidas, como o plantio, colheita, fermentação e engarrafamento.

Essas medidas pretendem alcançar a implementação de uma viticultura sustentável, onde existe uma maior preocupação com os impactos ambientais e sociais na produção de vinhos e espumantes.

Quais são os benefícios da produção sustentável na enologia?

Além da queda dos resíduos e da maior conservação dos recursos naturais, a produção sustentável na enologia também proporciona benefícios financeiros para as empresas que se preocupam com o meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa da Green Brands Global Survey, realizada em 2011, 64% dos brasileiros estavam dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis. Isso mostra uma mudança nos hábitos de consumo do Brasil, onde as práticas responsáveis pelo meio ambiente se tornam um fator decisivo na hora de adquirir um alimento ou bem de consumo.

Resumidamente, os benefícios da sustentabilidade se expandem em três áreas. São elas:

  • Ambiental

    Como falamos anteriormente, a viticultura sustentável diminui a produção de resíduos, além de administrar o consumo de recursos naturais racionalmente;

  • Econômica

    A reciclagem e outras técnicas sustentáveis diminuem o gasto aplicado em todas as etapas de produção;

  • Social

    Cada vez um maior número de consumidores procuram por empresas que apliquem práticas ecológicas em seus processos.

Para finalizar, pesquisas sobre produção e consumo sustentável no Brasil mostram que as empresas ganham mais do que investem com a aquisição de práticas que beneficiam o meio-ambiente.

Exemplos de práticas de produção sustentável na viticultura

E quais são as práticas que tornam a viticultura sustentável possível? Além da reciclagem de seus resíduos, estão:

  • uso de agroquímicos corretos e seguros;
  • uso eficiente e racional de água;
  • uso de coberturas vegetais;
  • colheita e seleção de uvas de forma sustentável;
  • utilização de energia renovável.

Seguindo esses tópicos, uma vinícola pode diminuir - e muito - os impactos ambientais e sociais causados pelo agronegócio. Na Chandon, essas práticas são utilizadas para reduzir o uso de produtos químicos, aumentar a biodiversidade e empoderar a comunidade local.

Vamos entender um pouco mais sobre os tópicos listados acima? Então, continue com a gente!

Uso seguro e sustentável de agroquímicos

Você se lembra que falamos sobre o pioneirismo da Chandon na certificação de Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)? Bem, esse selo é disponibilizado para vinícolas que fazem o monitoramento de insetos e pestes que podem prejudicar a safra da uva com o uso seguro de agroquímicos.

Ou seja: para conquistar este certificado, a Chandon coloca em prática técnicas de sustentabilidade neste terroir único, as quais consistem em estimular as defesas naturais da videira, reduzindo o uso de produtos químicos, racionalizando o manejo do vinhedo e melhorando as condições para cobertura vegetal e o aumento da biodiversidade. Favorecendo, assim, a vida e a saúde do solo, aumentando sua fertilidade promovendo melhor drenagem e retenção da água.

Além disso, sempre que possível, optamos pelo uso de bioinsumos, favorecendo métodos naturais para controle de pragas e doenças, minimizando o uso de agroquímicos.

Conservação da água e uso de sistemas de irrigação eficientes

Como você já deve imaginar, a água é muito importante para a produção de uvas, que vão se tornar vinhos ou espumantes. Entretanto, o uso de falhos sistemas de irrigação podem diminuir a qualidade das parreiras, causando prejuízo para a empresa.

Em 2018, a Chandon reduziu o consumo de água durante a produção dos seus espumantes. Hoje em dia, utiliza-se apenas 3,27 litros por garrafa em todas as etapas do processo.

Em nossos vinhedos, utilizamos a irrigação por gotejamento, que é uma maneira de otimizar e racionar água. Além disso, conta-se com o clima propício do Rio Grande do Sul, que oferece as condições perfeitas para o crescimento saudável das uvas.

Uso de coberturas vegetais no solo

Além de manter o solo irrigado, é importante aplicar ações que mantenham a saúde da vinícola. Por isso, é ideal utilizar coberturas vegetais, que ajudam a aumentar a fertilidade do solo.

Basicamente, a cobertura vegetal auxilia a manter o solo saudável, já que ajuda a reter um maior número de nutrientes, controla a erosão do solo e reduz, até mesmo, o surgimento de ervas daninhas, que podem prejudicar o desenvolvimento das uvas.

Para além da cobertura do solo, o que não é utilizado na produção dos espumantes retorna para as vinícolas. A Chandon utiliza um sistema de compostagem para o bagaço das uvas, que retorna como fertilizante orgânico aos vinhedos.

Capacitação dos colaboradores para práticas sustentáveis

Além de todas as características geológicas e climáticas, uma vinícola é composta por pessoas. Afinal de contas, para que o seu Chandon chegue na sua casa, é necessário muito esforço e paixão dos nossos colaboradores.

Portanto, a Chandon trabalha para enriquecer, diversificadamente, as comunidades que apoiam a empresa. Com isso, apoiamos centros comunitários, programas de educação infantil, capacitação profissional para adultos, centros de saúde, cursos e certificações de educação agrícola e nutricional, construção de hortas comunitárias, entre outras ações que proporcionam o empoderamento da população.

Com os nossos colaboradores, incentivamos a capacitação com diversidade humana, tendo como foco a qualidade de trabalho, segurança, promovendo a saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Desse jeito, eles se tornam parte da cultura da Chandon, evitando discriminação, respeitando as individualidades, diversidade e inclusão.

Nossos colaboradores também recebem instruções de programas de fomento à biodiversidade. Desse jeito, temos projetos de resgate de palmeiras de butiá e criação de meliponário de abelhas nativas do Rio Grande do Sul e preservação da fauna e flora local.

Aplicação de energia sustentável nas vinícolas

No Brasil, grande parte das fábricas recebem energia que são produzidas em hidrelétricas. Embora essa prática seja considerada “limpa”, ela ainda causa alguns impactos ambientais, como o alagamento das margens.

Por isso, é interessante que as vinícolas utilizem um outro tipo de energia que é ainda mais ecológico: a solar. Com a instalação de algumas placas solares, a empresa pode gerar muita energia durante o dia, causando nenhum dano para o meio-ambiente.

A Chandon, desde 2021, é uma empresa que utiliza apenas energia limpa para produzir seus espumantes. Fazemos parte do Mercado Livre de Energia, na qual compramos eletricidade de fontes renováveis e limpas, como a eólica, solar ou hidrelétrica.

Como escolher vinhos e espumantes sustentáveis?

Para escolher vinhos e espumantes sustentáveis, procure certificações que indiquem a produção sustentável da vinícola. Alguns deles são a certificação PIUP e o selo ISO 14001, que indica o bom desempenho ambiental da empresa.

Como falamos anteriormente, a Chandon é uma companhia que se preocupa com o meio-ambiente. Um exemplo é o Chandon Blanc de Noir, que é o primeiro espumante brasileiro com certificado em viticultura sustentável.

Sendo o primeiro espumante extra-brut da Chandon, o Blanc de Noir é produzido 100% com uvas Pinot Noir, que são produzidas com qualidade e sustentabilidade. Ele é o resultado da preocupação com a qualidade dos espumantes aliado com desenvolvimento ambiental sustentável.

Chandon: sustentabilidade e qualidade engarrafadas

Conseguiu entender o que é produção sustentável e qual a importância de escolher vinhos e espumantes que possuem baixo impacto ambiental e social? Cada ano que passa, a Chandon implementa novos passos para se tornar cada vez mais ecológica.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos? Então, visite o site da Chandon e conheça todos os nossos espumantes. E, para conferir receitas, dicas de lifestyle e notícias sobre o mundo da enologia, confira o blog e leia os nossos conteúdos e cadastre-se na nossa Comunidade.

Com a Chandon, você compartilha um mundo de possibilidades sustentáveis!

Chandon Blanc de Noir Conheça
Chandon Blanc de Noir
Pri Matta Por Pri Matta Enologia

Pri é apaixonada por vinhos, sommelière, idealizadora e curadora do @deondevinho no Instagram - um dos mais relevantes canais de Vinhos do Brasil. Carrega mais de 10 anos de experiência em Marca e Marketing, sendo apaixonada pelo storytelling que conecta pessoas e marcas. É também colunista no CNN Viagem & Gastronomia, onde escreve sobre vinho.

@deondevinho@deondevinho Todos os posts
Enogastronomia: entenda mais sobre a arte de harmonizar espumantes e alimentos
Enologia
Enogastronomia: entenda mais sobre a arte de harmonizar espumantes e alimentos

Você já deve saber que os espumantes são bebidas extremamente versáteis, certo? Afinal, ele pode ser degustado em diversas ocasiões, desde momentos mais cotidianos, como um brunch e um jantar, até em datas especiais, como comemorações e festas.

Pode colocar gelo no espumante? Descubra como gelar a sua bebida!
Lifestyle
Pode colocar gelo no espumante? Descubra como gelar a sua bebida!

Você já deve ter visto alguém colocando uma ou duas pedrinhas de gelo em uma taça de espumante, não é mesmo? Talvez, essa pessoa seja você mesmo!

5 frutas que combinam com espumante: conheça as melhores opções para combinar com seu Chandon Passion
Gastronomia
5 frutas que combinam com espumante: conheça as melhores opções para combinar com seu Chandon Passion

As frutas são alimentos amados por muitos por conta da sua versatilidade. Seja na entrada, no prato principal, no lanche ou na sobremesa, elas podem estar presentes e vão realçar os sabores dos outros ingredientes.

6 dicas de como servir espumante: desde a escolha da garrafa até o momento de degustar
Enologia
6 dicas de como servir espumante: desde a escolha da garrafa até o momento de degustar

Muita gente remete o espumante a tempos de festa e comemorações especiais. Por isso, existe muita dúvida sobre como servir espumante, desde qual a temperatura que devemos degustá-lo e até a escolha da melhor taça para beber sua bebida.

Passion de Verão: conheça o vice-campeão do concurso Feito com Passion
Mixologia
Passion de Verão: conheça o vice-campeão do concurso Feito com Passion

A Chandon desafiou e muitos bares arrasaram: o concurso Feito com Passion revelou diversos drinks maravilhosos, que transbordam brasilidade e incluem todas as características especiais da Chandon.

Vitivinicultura: conheça o processo que fabrica espumantes de qualidade
Enologia
Vitivinicultura: conheça o processo que fabrica espumantes de qualidade

Vitivinicultura - não, nós não estamos inventando palavras. Esse é o nome dado para os cuidados que uma empresa tem com as suas videiras, que produzem as uvas que serão utilizadas no preparo de vinhos e espumantes maravilhosos.

Passion Tropical: o melhor da Chandon em um drink 100% brasileiro
Mixologia
Passion Tropical: o melhor da Chandon em um drink 100% brasileiro

Gengibre, morango, manga e o principal: Chandon Passion. Esses foram os ingredientes que o bartender Otávio Augusto utilizou para preparar um delicioso drink original: o Passion Tropical.

Chandon Garibaldi: a experiência única dos espumantes brasileiros
Enologia
Chandon Garibaldi: a experiência única dos espumantes brasileiros

Nos livros de História, você encontra a seguinte citação: “o império no qual o Sol nunca se põe”. Essa frase foi utilizada para denominar grandes impérios, como o Romano e o Britânico.

Drinks de verão: 5 coquetéis refrescantes para curtir a estação
Lifestyle
Drinks de verão: 5 coquetéis refrescantes para curtir a estação

O que são drinks de verão? Para a Chandon, são aqueles coquetéis que você consegue sentir a refrescância já no primeiro gole.

Petisco que combina com espumante: opções perfeitas para acompanhar seu espumante
Gastronomia
Petisco que combina com espumante: opções perfeitas para acompanhar seu espumante

O mundo da harmonização de espumantes é muito vasto. Afinal, estamos falando de uma bebida que é o ápice da versatilidade, podendo ser servida em muitas ocasiões.

Como fazer um delicioso drink com sorvete e espumante?
Mixologia
Como fazer um delicioso drink com sorvete e espumante?

Vamos ser sinceros: você já deve ter pensado em fazer diversos coquetéis com o seu Chandon favorito, mas nunca pensou que poderia fazer algo delicioso misturando-o com sorvete. Acertamos?

Hugo Spritz: a jornada do aperitivo alpino à sensação global
Mixologia
Hugo Spritz: a jornada do aperitivo alpino à sensação global

Você já deve ter ouvido esse segundo nome em algum lugar, certo? Afinal, os brasileiros já estão acostumados - e apaixonados - pelo Aperol Spritz, que é uma das bebidas mais pedidas em bares e restaurantes em todo o Brasil.

Ponche de Frutas com Espumante: Uma Celebração Refrescante
Mixologia
Ponche de Frutas com Espumante: Uma Celebração Refrescante

Você já experimentou um ponche de frutas com espumante? Essa bebida clássica impressiona pela sua versatilidade, proporcionando um mundo de possibilidades em cada preparo.

Chandon Brunch: o drink perfeito para suas refeições matinais
Mixologia
Chandon Brunch: o drink perfeito para suas refeições matinais

Está procurando um drink que adicione um toque especial às suas refeições matinais? Inspirado pela beleza e frescor da manhã, a Chandon apresenta uma criação exclusiva do renomado enólogo François Hautekeur: o Chandon Brunch.

Os espumantes demi-sec são mais suaves ou mais ácidos? Confira a composição do Chandon Riche Demi-Sec
Gastronomia
Os espumantes demi-sec são mais suaves ou mais ácidos? Confira a composição do Chandon Riche Demi-Sec

Você sabe o que significa “espumante demi-sec”? Se existe uma coisa que não podemos fazer na hora de caracterizar um espumante é generalizá-los.

Harmonização com Espumante Demi-Sec: como combinar os sabores
Gastronomia
Harmonização com Espumante Demi-Sec: como combinar os sabores

Quem gosta de espumante sabe que a persistência final e acidez são duas características muito marcantes da bebida. Entretanto, isso pode incomodar alguns paladares menos acostumados.

Chandon Pink Rosé: elegante, refrescante e 100% brasileiro
Mixologia
Chandon Pink Rosé: elegante, refrescante e 100% brasileiro

A Chandon criou um drink exclusivo preparado com os nossos maravilhosos espumantes. Por conta do seu visual icônico e da sua potência de sabores, ele ganhou o nome de Chandon Pink Rosé.

Chandon Citrus: complexidade no sabor perfeita para todas as horas
Mixologia
Chandon Citrus: complexidade no sabor perfeita para todas as horas

Se existe uma nação que gosta de alimentos cítricos, é a brasileira. Existem diversas receitas que exploram a complexidade dos sabores presentes nas frutas, como a laranja, o limão, a lima e outros.

Harmonização Espumante Rosé: dicas e combinações surpreendentes
Gastronomia
Harmonização Espumante Rosé: dicas e combinações surpreendentes

O tópico “harmonização de espumante com alimentos” ainda é muito complicado para os amantes da bebida. E não é por menos: a Chandon se orgulha de possibilitar um mundo de possibilidades para seus consumidores, incluindo combinações perfeitas nas suas refe

Diferença entre espumante e champagne: desvendando o segredo dos vinhos
Enologia
Diferença entre espumante e champagne: desvendando o segredo dos vinhos

Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sab

Coquetel com espumantes: variações do clássico Mimosa
Mixologia
Coquetel com espumantes: variações do clássico Mimosa

A Mimosa é um clássico! Ele é um coquetel com espumante muito simples, rápido, prático e delicioso, podendo ser um trunfo poderoso em qualquer evento.

O que harmoniza com espumante brut? Encontre a combinação perfeita
Gastronomia
O que harmoniza com espumante brut? Encontre a combinação perfeita

Como você gosta de experimentar seus espumantes? Em uma roda de conversa com seus amigos? Em um jantar? Em uma comemoração mais agitada?

Chandon Brunch: descubra o drink exclusivo criado pela Chandon
Mixologia
Chandon Brunch: descubra o drink exclusivo criado pela Chandon

Está procurando um drink que harmonize com as suas refeições matinais? A Chandon desenvolveu um coquetel que tem a cor e o aroma da manhã e pode ser servido tanto no almoço ou, quem sabe, em um brunch. Sem demora, apresentamos para vocês o Chandon Brunch.

Tipos de uvas: uma viagem pelo sabor e aroma de cada variedade
Enologia
Tipos de uvas: uma viagem pelo sabor e aroma de cada variedade

Você sabe quais são os tipos de uvas utilizadas na produção de um delicioso espumante? O bom clima e solo fértil do Brasil possibilitaram a adaptação de diversas variações da fruta, o que alavanca, cada vez mais, a viticultura nacional.

Drink de espumante com morango: Celebre a vida com sabor, leveza e refrescância
Mixologia
Drink de espumante com morango: Celebre a vida com sabor, leveza e refrescância

Você já experimentou um delicioso drink de espumante com morango? A fruta e a bebida são consideradas inseparáveis desde a criação do espumante, que contém uma leve acidez que contrasta perfeitamente com a doçura do morango.

Prosecco Punch: um drink refrescante e elegante para ser compartilhado
Mixologia
Prosecco Punch: um drink refrescante e elegante para ser compartilhado

Feito originalmente com rum, o ponche é primo-irmão do Clericot e da Sangria. Entretanto, com o passar dos anos, essas bebidas foram se misturando, mas nunca perderam o sabor, o encanto, a refrescância e a versatilidade.

Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes
Enologia
Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes

Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?

Margarita de Espumante: uma receita refrescante para impressionar seus convidados
Mixologia
Margarita de Espumante: uma receita refrescante para impressionar seus convidados

A Margarita é um drink que podemos chamar de clássico, não é mesmo? A harmonia entre a tequila, o suco de limão e o licor de laranja fazem deste forte coquetel mexicano um sucesso.

Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios
Enologia
Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios

Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo.

Drinks com espumante Chandon: poucos ingredientes, muito sabor e refrescância
Mixologia
Drinks com espumante Chandon: poucos ingredientes, muito sabor e refrescância

Quem é apaixonado pela arte da coquetelaria sabe que existem muitos coquetéis que contam com uma grande lista de ingredientes. E isso também acontece com os drinks com espumante.

Drinks com Espumante: sabor e elegância para todas as estações do ano
Mixologia
Drinks com Espumante: sabor e elegância para todas as estações do ano

Se você segue a Comunidade Chandon, deve ter percebido que existe um mundo de possibilidades de drinks com espumante.

Limoncello Prosecco: drink refrescante e delicioso para celebrar com estilo
Mixologia
Limoncello Prosecco: drink refrescante e delicioso para celebrar com estilo

Originado por uma combinação de dar água na boca, o Limoncello Prosecco é um drink que reúne muita tradição e história.

Brunch com espumante Chandon: como combinar sabores e borbulhas para surpreender seus convidados
Lifestyle
Brunch com espumante Chandon: como combinar sabores e borbulhas para surpreender seus convidados

O que é, o que é: uma refeição matinal, mas não é almoço ou café da manhã. Se você respondeu brunch, acertou.

O drink de melancia com espumante que encanta: receitas arrasadoras
Mixologia
O drink de melancia com espumante que encanta: receitas arrasadoras

Você já experimentou um delicioso drink de melancia com espumante? Essa fruta surpreende com o seu sabor doce refrescante in natura.

Terroir: o que é? A peça-chave para vinhos e espumantes de qualidade
Enologia
Terroir: o que é? A peça-chave para vinhos e espumantes de qualidade

Você sabia que uma mesma espécie de uva plantada em poucos quilômetros de distância podem proporcionar espumantes e vinhos completamente diferentes?

O que comer com Chandon: 6 combinações para harmonizar pratos e espumantes
Gastronomia
O que comer com Chandon: 6 combinações para harmonizar pratos e espumantes

Você já se perguntou sobre o que comer com Chandon? Bem, essa é uma dúvida constante para os apreciadores de um bom espumante.

Pink Elephant Drink: a deliciosa receita que conquistou corações
Mixologia
Pink Elephant Drink: a deliciosa receita que conquistou corações

Você já ouviu falar sobre o drink Pink Elephant? Ao longo dos anos, essa bebida ganhou diversas variantes e conquistou muitos corações em várias partes do mundo.

Chandon Nihon: aprenda a fazer um drink exclusivo criado pela Chandon
Mixologia
Chandon Nihon: aprenda a fazer um drink exclusivo criado pela Chandon

Você sabia que os japoneses chamam o seu país de Nihon em sua língua materna? Este nome é a junção de dois ideogramas, que em união significam “origem do sol”.

Clericot com Espumante Chandon: um drink para ser compartilhado
Mixologia
Clericot com Espumante Chandon: um drink para ser compartilhado

Você já ouviu falar sobre um drink chamado Clericot? Primo da Sangria e do Ponche, esse coquetel é extremamente delicioso e muito refrescante para os dias mais quentes, sendo também muito aconchegante para o clima frio.

Negroni Sbagliato: desvende o charme e o sabor desta variação do clássico coquetel italiano
Mixologia
Negroni Sbagliato: desvende o charme e o sabor desta variação do clássico coquetel italiano

Você já ouviu falar sobre a bebida Negroni Sbagliato? Em português, o nome do drink poderia ser traduzido como “negroni errado”, já que a receita surgiu por causa de uma troca de ingredientes.

Sua casa, seu espumante: incorporando a Chandon na sua vida
Lifestyle
Sua casa, seu espumante: incorporando a Chandon na sua vida

O que um espumante representa para você? Hoje, estamos vivendo a segunda década do século XXI, onde ressignificamos muitas tradições.

Paixão Selvagem: experimente a fusão perfeita com Chandon Passion
Mixologia
Paixão Selvagem: experimente a fusão perfeita com Chandon Passion

Feito com o Chandon Passion, um demi-sec rosé especial para a criação de receitas inesquecíveis, a bebida ganhou o coração de críticos, especialistas e apreciadores de um delicioso espumante.

Descubra o charme do French 75: uma bebida elegante e refrescante
Mixologia
Descubra o charme do French 75: uma bebida elegante e refrescante

Você consegue imaginar que uma bebida homenageando um canhão da Primeira Guerra Mundial poderia ser tão famosa? Sim, estamos falando do French 75, que, em seus mais de 100 anos de vida, reúne milhões de fãs ao redor do mundo.

Mimosa - Drink com espumante: a receita perfeita para qualquer ocasião
Mixologia
Mimosa - Drink com espumante: a receita perfeita para qualquer ocasião

Hoje, a estrela deste artigo é conhecida por sua praticidade, facilidade e versatilidade.

Conheça o drink Kir Royal: um show de sofisticação e sabor
Mixologia
Conheça o drink Kir Royal: um show de sofisticação e sabor

Você sabia que o drink Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial? A partir de então esta bebida une a doçura e acidez do licor de cassis e a refrescância do espumante.

Chandon Drinks: receitas de coquetel com os espumantes Chandon
Mixologia
Chandon Drinks: receitas de coquetel com os espumantes Chandon

Você sabia que existem muitas receitas de bebidas maravilhosas que são preparadas com espumantes?

Tipos de espumantes: uma visão geral dos estilos mais populares
Enologia
Tipos de espumantes: uma visão geral dos estilos mais populares

Você conhece quantos tipos de espumantes? Um? Dois? Se a resposta for “três”, saiba que você está mais por dentro do mundo de possibilidades extraído dos sabores de espumantes que a maioria das pessoas.

Como degustar vinho espumante: aprenda as melhores técnicas para apreciar Chandon como um especialista
Gastronomia
Como degustar vinho espumante: aprenda as melhores técnicas para apreciar Chandon como um especialista

Você já deve ter visto algumas pessoas girando suas taças, olhando profundamente para o espumante, sentindo seus aromas e, por fim, finalmente dando um gole da bebida. Depois deste ritual, você também deve ter pensado: “oras, que bobagem”.