Todos são bem-vindos a nossa mesa
Para visitar nosso site, você deve ter idade legal para beber em sua região/país de residência.
Precisamos verificar sua idade:
/
/
Para visitar chandon.com.br, você deve ter a idade legal para beber no seu país / região de residência. Se não existir uma lei com uma idade mínima em seu país / região de residência, você deve ter mais que 18 anos de idade para visitar nosso site. Evite o consumo excessivo de álcool. No Brasil, a venda e consumo indicados para apenas para maiores 18 anos. Se beber, não dirija. Chandon apoia o consumo responsável de seus vinhos / produtos através da Moët Hennessy, membro SpiritsEUROPE , DISCUS , CEEV e Entreprise & Prévention .
Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo. Na Chandon, a sustentabilidade e manuseio responsável dos resíduos fazem parte do DNA da marca, consolidando o seu pioneirismo na conquista da certificação de Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP).
Mas, então, o que é produção sustentável na enologia? Quais são as práticas e os maiores desafios para incrementar a sustentabilidade como um pilar na produção de vinhos e espumantes?
Ao longo deste texto, vamos embarcar neste universo e entender como a produção sustentável proporciona frutos tanto para a empresa quanto para o consumidor. Faça uma ótima leitura!
Produção sustentável é a incorporação de práticas que visam mínimo impacto ambiental e social em todas as etapas da vida de um alimento ou bens de consumo. Ou seja, uma empresa aplica ações positivas para o meio ambiente durante toda a fabricação do seu produto, evitando, por exemplo, o uso de produtos químicos que fazem mal para a saúde e diminuindo o número de resíduos.
A título de exemplo, a Chandon acredita em um desenvolvimento sustentável da sua marca. Atualmente, 99,34% dos resíduos produzidos pela empresa durante a fabricação e distribuição de espumantes são reciclados.
Para alcançar e melhorar esse número, a Chandon adotou o sistema de logística reversa, que utiliza a reciclagem para produzir matérias primas para outras indústrias. Todo lixo produzido pela empresa é separado e destinado para empresas locais.
A produção sustentável na enologia possui o papel de diminuir o impacto ambiental produzido pelas empresas que fabricam vinhos e espumantes. Para isso, algumas práticas podem ser aplicadas em toda a etapa de fabricação das bebidas, como o plantio, colheita, fermentação e engarrafamento.
Essas medidas pretendem alcançar a implementação de uma viticultura sustentável, onde existe uma maior preocupação com os impactos ambientais e sociais na produção de vinhos e espumantes.
Além da queda dos resíduos e da maior conservação dos recursos naturais, a produção sustentável na enologia também proporciona benefícios financeiros para as empresas que se preocupam com o meio ambiente.
De acordo com uma pesquisa da Green Brands Global Survey, realizada em 2011, 64% dos brasileiros estavam dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis. Isso mostra uma mudança nos hábitos de consumo do Brasil, onde as práticas responsáveis pelo meio ambiente se tornam um fator decisivo na hora de adquirir um alimento ou bem de consumo.
Resumidamente, os benefícios da sustentabilidade se expandem em três áreas. São elas:
Como falamos anteriormente, a viticultura sustentável diminui a produção de resíduos, além de administrar o consumo de recursos naturais racionalmente;
A reciclagem e outras técnicas sustentáveis diminuem o gasto aplicado em todas as etapas de produção;
Cada vez um maior número de consumidores procuram por empresas que apliquem práticas ecológicas em seus processos.
Para finalizar, pesquisas sobre produção e consumo sustentável no Brasil mostram que as empresas ganham mais do que investem com a aquisição de práticas que beneficiam o meio-ambiente.
E quais são as práticas que tornam a viticultura sustentável possível? Além da reciclagem de seus resíduos, estão:
Seguindo esses tópicos, uma vinícola pode diminuir - e muito - os impactos ambientais e sociais causados pelo agronegócio. Na Chandon, essas práticas são utilizadas para reduzir o uso de produtos químicos, aumentar a biodiversidade e empoderar a comunidade local.
Vamos entender um pouco mais sobre os tópicos listados acima? Então, continue com a gente!
Você se lembra que falamos sobre o pioneirismo da Chandon na certificação de Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)? Bem, esse selo é disponibilizado para vinícolas que fazem o monitoramento de insetos e pestes que podem prejudicar a safra da uva com o uso seguro de agroquímicos.
Ou seja: para conquistar este certificado, a Chandon coloca em prática técnicas de sustentabilidade neste terroir único, as quais consistem em estimular as defesas naturais da videira, reduzindo o uso de produtos químicos, racionalizando o manejo do vinhedo e melhorando as condições para cobertura vegetal e o aumento da biodiversidade. Favorecendo, assim, a vida e a saúde do solo, aumentando sua fertilidade promovendo melhor drenagem e retenção da água.
Além disso, sempre que possível, optamos pelo uso de bioinsumos, favorecendo métodos naturais para controle de pragas e doenças, minimizando o uso de agroquímicos.
Como você já deve imaginar, a água é muito importante para a produção de uvas, que vão se tornar vinhos ou espumantes. Entretanto, o uso de falhos sistemas de irrigação podem diminuir a qualidade das parreiras, causando prejuízo para a empresa.
Em 2018, a Chandon reduziu o consumo de água durante a produção dos seus espumantes. Hoje em dia, utiliza-se apenas 3,27 litros por garrafa em todas as etapas do processo.
Em nossos vinhedos, utilizamos a irrigação por gotejamento, que é uma maneira de otimizar e racionar água. Além disso, conta-se com o clima propício do Rio Grande do Sul, que oferece as condições perfeitas para o crescimento saudável das uvas.
Além de manter o solo irrigado, é importante aplicar ações que mantenham a saúde da vinícola. Por isso, é ideal utilizar coberturas vegetais, que ajudam a aumentar a fertilidade do solo.
Basicamente, a cobertura vegetal auxilia a manter o solo saudável, já que ajuda a reter um maior número de nutrientes, controla a erosão do solo e reduz, até mesmo, o surgimento de ervas daninhas, que podem prejudicar o desenvolvimento das uvas.
Para além da cobertura do solo, o que não é utilizado na produção dos espumantes retorna para as vinícolas. A Chandon utiliza um sistema de compostagem para o bagaço das uvas, que retorna como fertilizante orgânico aos vinhedos.
Além de todas as características geológicas e climáticas, uma vinícola é composta por pessoas. Afinal de contas, para que o seu Chandon chegue na sua casa, é necessário muito esforço e paixão dos nossos colaboradores.
Portanto, a Chandon trabalha para enriquecer, diversificadamente, as comunidades que apoiam a empresa. Com isso, apoiamos centros comunitários, programas de educação infantil, capacitação profissional para adultos, centros de saúde, cursos e certificações de educação agrícola e nutricional, construção de hortas comunitárias, entre outras ações que proporcionam o empoderamento da população.
Com os nossos colaboradores, incentivamos a capacitação com diversidade humana, tendo como foco a qualidade de trabalho, segurança, promovendo a saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Desse jeito, eles se tornam parte da cultura da Chandon, evitando discriminação, respeitando as individualidades, diversidade e inclusão.
Nossos colaboradores também recebem instruções de programas de fomento à biodiversidade. Desse jeito, temos projetos de resgate de palmeiras de butiá e criação de meliponário de abelhas nativas do Rio Grande do Sul e preservação da fauna e flora local.
No Brasil, grande parte das fábricas recebem energia que são produzidas em hidrelétricas. Embora essa prática seja considerada “limpa”, ela ainda causa alguns impactos ambientais, como o alagamento das margens.
Por isso, é interessante que as vinícolas utilizem um outro tipo de energia que é ainda mais ecológico: a solar. Com a instalação de algumas placas solares, a empresa pode gerar muita energia durante o dia, causando nenhum dano para o meio-ambiente.
A Chandon, desde 2021, é uma empresa que utiliza apenas energia limpa para produzir seus espumantes. Fazemos parte do Mercado Livre de Energia, na qual compramos eletricidade de fontes renováveis e limpas, como a eólica, solar ou hidrelétrica.
Para escolher vinhos e espumantes sustentáveis, procure certificações que indiquem a produção sustentável da vinícola. Alguns deles são a certificação PIUP e o selo ISO 14001, que indica o bom desempenho ambiental da empresa.
Como falamos anteriormente, a Chandon é uma companhia que se preocupa com o meio-ambiente. Um exemplo é o Chandon Blanc de Noir, que é o primeiro espumante brasileiro com certificado em viticultura sustentável.
Sendo o primeiro espumante extra-brut da Chandon, o Blanc de Noir é produzido 100% com uvas Pinot Noir, que são produzidas com qualidade e sustentabilidade. Ele é o resultado da preocupação com a qualidade dos espumantes aliado com desenvolvimento ambiental sustentável.
Conseguiu entender o que é produção sustentável e qual a importância de escolher vinhos e espumantes que possuem baixo impacto ambiental e social? Cada ano que passa, a Chandon implementa novos passos para se tornar cada vez mais ecológica.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos? Então, visite o site da Chandon e conheça todos os nossos espumantes. E, para conferir receitas, dicas de lifestyle e notícias sobre o mundo da enologia, confira o blog e leia os nossos conteúdos e cadastre-se na nossa Comunidade.
Com a Chandon, você compartilha um mundo de possibilidades sustentáveis!
Pri é apaixonada por vinhos, sommelière, idealizadora e curadora do @deondevinho no Instagram - um dos mais relevantes canais de Vinhos do Brasil. Carrega mais de 10 anos de experiência em Marca e Marketing, sendo apaixonada pelo storytelling que conecta pessoas e marcas. É também colunista no CNN Viagem & Gastronomia, onde escreve sobre vinho.
@deondevinho Todos os postsAbrir uma garrafa de espumante pode parecer simples à primeira vista, mas há uma arte sutil em fazê-lo com elegância e, é claro, segurança.
Você gosta de se reunir com seus amigos? Facilmente, algumas das suas memórias mais felizes são de confraternizações com amigos.
Hoje, chegou o dia de celebrar o terceiro lugar do concurso “Feito com Passion”, que foi desenvolvido pela Chandon e revelou coquetéis maravilhosos e 100% brasileiros.
O chocolate domina a dispensa de milhões de brasileiros o ano todo, sendo muito utilizado também como presentes e forma de demonstrar afeto.
Os queijos sempre aparecem com destaque quando pensamos em aperitivos que casam perfeitamente com a textura e com o sabor potente dos espumantes.
Você já deve saber que os espumantes são bebidas extremamente versáteis, certo? Afinal, ele pode ser degustado em diversas ocasiões, desde momentos mais cotidianos, como um brunch e um jantar, até em datas especiais, como comemorações e festas.
Você já deve ter visto alguém colocando uma ou duas pedrinhas de gelo em uma taça de espumante, não é mesmo? Talvez, essa pessoa seja você mesmo!
As frutas são alimentos amados por muitos por conta da sua versatilidade. Seja na entrada, no prato principal, no lanche ou na sobremesa, elas podem estar presentes e vão realçar os sabores dos outros ingredientes.
Muita gente remete o espumante a tempos de festa e comemorações especiais. Por isso, existe muita dúvida sobre como servir espumante, desde qual a temperatura que devemos degustá-lo e até a escolha da melhor taça para beber sua bebida.
A Chandon desafiou e muitos bares arrasaram: o concurso Feito com Passion revelou diversos drinks maravilhosos, que transbordam brasilidade e incluem todas as características especiais da Chandon.
Vitivinicultura - não, nós não estamos inventando palavras. Esse é o nome dado para os cuidados que uma empresa tem com as suas videiras, que produzem as uvas que serão utilizadas no preparo de vinhos e espumantes maravilhosos.
Gengibre, morango, manga e o principal: Chandon Passion. Esses foram os ingredientes que o bartender Otávio Augusto utilizou para preparar um delicioso drink original: o Passion Tropical.
Nos livros de História, você encontra a seguinte citação: “o império no qual o Sol nunca se põe”. Essa frase foi utilizada para denominar grandes impérios, como o Romano e o Britânico.
O que são drinks de verão? Para a Chandon, são aqueles coquetéis que você consegue sentir a refrescância já no primeiro gole.
O mundo da harmonização de espumantes é muito vasto. Afinal, estamos falando de uma bebida que é o ápice da versatilidade, podendo ser servida em muitas ocasiões.
Vamos ser sinceros: você já deve ter pensado em fazer diversos coquetéis com o seu Chandon favorito, mas nunca pensou que poderia fazer algo delicioso misturando-o com sorvete. Acertamos?
Você já deve ter ouvido esse segundo nome em algum lugar, certo? Afinal, os brasileiros já estão acostumados - e apaixonados - pelo Aperol Spritz, que é uma das bebidas mais pedidas em bares e restaurantes em todo o Brasil.
Você já experimentou um ponche de frutas com espumante? Essa bebida clássica impressiona pela sua versatilidade, proporcionando um mundo de possibilidades em cada preparo.
Está procurando um drink que adicione um toque especial às suas refeições matinais? Inspirado pela beleza e frescor da manhã, a Chandon apresenta uma criação exclusiva do renomado enólogo François Hautekeur: o Chandon Brunch.
Você sabe o que significa “espumante demi-sec”? Se existe uma coisa que não podemos fazer na hora de caracterizar um espumante é generalizá-los.
Quem gosta de espumante sabe que a persistência final e acidez são duas características muito marcantes da bebida. Entretanto, isso pode incomodar alguns paladares menos acostumados.
A Chandon criou um drink exclusivo preparado com os nossos maravilhosos espumantes. Por conta do seu visual icônico e da sua potência de sabores, ele ganhou o nome de Chandon Pink Rosé.
Se existe uma nação que gosta de alimentos cítricos, é a brasileira. Existem diversas receitas que exploram a complexidade dos sabores presentes nas frutas, como a laranja, o limão, a lima e outros.
O tópico “harmonização de espumante com alimentos” ainda é muito complicado para os amantes da bebida. E não é por menos: a Chandon se orgulha de possibilitar um mundo de possibilidades para seus consumidores, incluindo combinações perfeitas nas suas refe
Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sab
A Mimosa é um clássico! Ele é um coquetel com espumante muito simples, rápido, prático e delicioso, podendo ser um trunfo poderoso em qualquer evento.
Como você gosta de experimentar seus espumantes? Em uma roda de conversa com seus amigos? Em um jantar? Em uma comemoração mais agitada?
Está procurando um drink que harmonize com as suas refeições matinais? A Chandon desenvolveu um coquetel que tem a cor e o aroma da manhã e pode ser servido tanto no almoço ou, quem sabe, em um brunch. Sem demora, apresentamos para vocês o Chandon Brunch.
Você sabe quais são os tipos de uvas utilizadas na produção de um delicioso espumante? O bom clima e solo fértil do Brasil possibilitaram a adaptação de diversas variações da fruta, o que alavanca, cada vez mais, a viticultura nacional.
Você já experimentou um delicioso drink de espumante com morango? A fruta e a bebida são consideradas inseparáveis desde a criação do espumante, que contém uma leve acidez que contrasta perfeitamente com a doçura do morango.
Feito originalmente com rum, o ponche é primo-irmão do Clericot e da Sangria. Entretanto, com o passar dos anos, essas bebidas foram se misturando, mas nunca perderam o sabor, o encanto, a refrescância e a versatilidade.
Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?
A Margarita é um drink que podemos chamar de clássico, não é mesmo? A harmonia entre a tequila, o suco de limão e o licor de laranja fazem deste forte coquetel mexicano um sucesso.
Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo.
Quem é apaixonado pela arte da coquetelaria sabe que existem muitos coquetéis que contam com uma grande lista de ingredientes. E isso também acontece com os drinks com espumante.
Se você segue a Comunidade Chandon, deve ter percebido que existe um mundo de possibilidades de drinks com espumante.
Originado por uma combinação de dar água na boca, o Limoncello Prosecco é um drink que reúne muita tradição e história.
O que é, o que é: uma refeição matinal, mas não é almoço ou café da manhã. Se você respondeu brunch, acertou.
Você já experimentou um delicioso drink de melancia com espumante? Essa fruta surpreende com o seu sabor doce refrescante in natura.
Você sabia que uma mesma espécie de uva plantada em poucos quilômetros de distância podem proporcionar espumantes e vinhos completamente diferentes?
Você já se perguntou sobre o que comer com Chandon? Bem, essa é uma dúvida constante para os apreciadores de um bom espumante.
Você já ouviu falar sobre o drink Pink Elephant? Ao longo dos anos, essa bebida ganhou diversas variantes e conquistou muitos corações em várias partes do mundo.
Você sabia que os japoneses chamam o seu país de Nihon em sua língua materna? Este nome é a junção de dois ideogramas, que em união significam “origem do sol”.
Você já ouviu falar sobre um drink chamado Clericot? Primo da Sangria e do Ponche, esse coquetel é extremamente delicioso e muito refrescante para os dias mais quentes, sendo também muito aconchegante para o clima frio.
Você já ouviu falar sobre a bebida Negroni Sbagliato? Em português, o nome do drink poderia ser traduzido como “negroni errado”, já que a receita surgiu por causa de uma troca de ingredientes.
O que um espumante representa para você? Hoje, estamos vivendo a segunda década do século XXI, onde ressignificamos muitas tradições.
Feito com o Chandon Passion, um demi-sec rosé especial para a criação de receitas inesquecíveis, a bebida ganhou o coração de críticos, especialistas e apreciadores de um delicioso espumante.
Você consegue imaginar que uma bebida homenageando um canhão da Primeira Guerra Mundial poderia ser tão famosa? Sim, estamos falando do French 75, que, em seus mais de 100 anos de vida, reúne milhões de fãs ao redor do mundo.
Hoje, a estrela deste artigo é conhecida por sua praticidade, facilidade e versatilidade.
Você sabia que o drink Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial? A partir de então esta bebida une a doçura e acidez do licor de cassis e a refrescância do espumante.
Você sabia que existem muitas receitas de bebidas maravilhosas que são preparadas com espumantes?
Você conhece quantos tipos de espumantes? Um? Dois? Se a resposta for “três”, saiba que você está mais por dentro do mundo de possibilidades extraído dos sabores de espumantes que a maioria das pessoas.
Você já deve ter visto algumas pessoas girando suas taças, olhando profundamente para o espumante, sentindo seus aromas e, por fim, finalmente dando um gole da bebida. Depois deste ritual, você também deve ter pensado: “oras, que bobagem”.