Todos são bem-vindos a nossa mesa
Para visitar nosso site, você deve ter idade legal para beber em sua região/país de residência.
Precisamos verificar sua idade:
/
/
Para visitar chandon.com.br, você deve ter a idade legal para beber no seu país / região de residência. Se não existir uma lei com uma idade mínima em seu país / região de residência, você deve ter mais que 18 anos de idade para visitar nosso site. Evite o consumo excessivo de álcool. No Brasil, a venda e consumo indicados para apenas para maiores 18 anos. Se beber, não dirija. Chandon apoia o consumo responsável de seus vinhos / produtos através da Moët Hennessy, membro SpiritsEUROPE , DISCUS , CEEV e Entreprise & Prévention .
Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?
Bem, esse processo dura meses e demanda a participação de muitos profissionais. Isso acontece porque ele começa na colheita das uvas e termina apenas no engarrafamento da bebida, que logo está pronta para chegar na sua casa.
E você sabe qual é a diferença entre o processo de vinificação do vinho e do espumante? Aqui, você confere o passo a passo na transformação da uva nessas bebidas, que são muito bem-vindas em diversas ocasiões. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
Vinificação é o processo de transformação da uva em vinho e espumante. Para o preparo dessas bebidas, é necessário o plantio de inúmeras parreiras e a construção de maquinários especializados. O Rio Grande do Sul (RS) é o principal polo de vinhedos do país - e também é a sede da Chandon no Brasil.
Cada bebida tem o seu próprio “passo a passo”. A vinificação em tinto e rosés, por exemplo, utiliza as cascas da uva para proporcionar a cor característica das bebidas. Por outro lado, a vinificação em branco possui um processo de esmagamento, que separa a polpa das outras partes.
As etapas da vinificação são: colheita da uva, desengace e esmagamento, fermentação, assemblage, clarificação, envelhecimento e engarrafamento. Até certo momento, os processos de produção do espumante e de vinhos são idênticos, mas cada um ganha possui etapas próprias, que reforçam as características das bebidas.
Quer conhecer o processo de vinificação dos espumantes da Chandon? Vamos conferir o passo a passo que permite a produção de bebidas tão deliciosas e refrescantes:
Na Chandon, a colheita das uvas é feita de maneira manual e, preferencialmente, durante a manhã. As frutas ficam maturando nas parreiras de janeiro até fevereiro, processo que é otimizado por conta das características do clima da serra gaúcha.
Para produzir espumantes de qualidade, a Chandon utiliza diferentes tipos de uvas. O Chandon Brut Rosé, por exemplo, é composto de 20% de Chardonnay, 40% de Pinot Noir e 40% de Riesling Itálico.
Assim que são colhidas, as uvas precisam ser levadas até a adega com muita rapidez e cuidado. Assim, é possível seguir para os próximos passos da vinificação.
Na adega, é feito o processo de desengace da uva, onde é feita a separação da fruta e do engace, que são os restos do caule, como os “cabinhos”. Já limpas, chega o momento do esmagamento, que separa a polpa da casca e da semente.
As opções rosés da Chandon sofrem um processo diferente. As uvas partem para a fermentação alcoólica com a casca, que proporciona o colorante natural para obter o tom rosado tão característico.
Essa é uma das etapas mais importantes! Em grandes tanques de aço inoxidável, os profissionais da Chandon adicionam leveduras, fungos unicelulares que transformam o açúcar da uva em álcool.
Essa, podemos dizer, é a “alma” da vinificação. É aqui que o suco de uva perde um pouco da doçura e ganha o seu teor alcoólico.
Entre os meses de abril e junho, os enólogos da Chandon preparam o assemblage dos espumantes. Esse processo é a “mistura” de vinhos-base de várias safras e variedades de acordo com o estilo da bebida.
Vamos para um exemplo: o Chandon Passion conta com três tipos de vinhos diferentes: 46% de Moscato Canelli, 46% de Malvasia de Cândia e 8% de Pinot Noir. E é no processo de assemblagem que o enólogo define a quantidade que cada espumante receberá dos vinhos-base.
Por quatro meses, o vinho passa por um segundo processo de fermentação. Ele é feito em tanques de aço inox e ficam em constante agitação e possuem a temperatura controlada. Mas por que essa segunda fermentação é necessária?
Simples: no processo de transformar o açúcar em álcool, as leveduras liberam gás carbônico (CO2). Na primeira fermentação, esse gás é dispensado. Entretanto, na segunda, ele é armazenado, formando, assim, a perlage.
Perlage é, nada mais e nada menos, do que as borbulhas do espumante, que proporcionam um toque especial na hora de colocar a bebida na taça. Elas recebem esse nome por conta das suas semelhanças com as pérolas.
Vale ressaltar que a maturação pode variar de acordo com as características do espumante. O Chandon Excellence Brut, por exemplo, demora cerca de um ano para ficar pronto apenas neste processo.
Após o período de fermentação e maturação, os espumantes passam pelo processo de filtragem. Assim, você consegue eliminar os resíduos sólidos que podem ter sobrado das fermentações. Em seguida, eles recebem o licor de expedição.
O licor de expedição é o responsável por definir a quantidade de açúcar do espumante. Então, é nessa etapa que a Chandon separa os espumantes extra-brut e brut, mais ácidos e com menos açúcar, dos demi-sec, que são mais suaves.
Assim que o açúcar é regulado, o espumante é engarrafado e rotulado. Depois de alguns meses de descanso, ele está pronto para ser consumido!
Dentre os fatores que afetam o resultado do espumante e do vinho, estão: clima, solo, seleção das uvas, tecnologias e equipamentos, entre outros. Entretanto, mesmo duas bebidas produzidas na mesma adega podem apresentar qualidades totalmente diferentes. Quer descobrir como?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o significado de vinificação, vamos entender como os processos alteram o gosto de um espumante com dois exemplos perfeitos da Chandon. Preste atenção:
O Chandon Réserve Brut é um espumante maravilhoso. Com 10g de açúcar por litro, ele conta com uma harmonia perfeita entre acidez e maciez. Por isso, possui características mais jovens e pode ser uma ótima opção para qualquer ocasião.
Mas quais são as características que tornam o Chandon Réserve Brut nesta maravilha? Vamos começar:
Desse jeito, você ganha um espumante elegante, fresco, equilibrado e extremamente frutado. Refrescante e fácil de beber, o Chandon Réserve Brut é uma ótima opção para todos os momentos!
Agora, chegou a hora de falar sobre o Chandon Excellence Brut, um espumante complexo e excepcional. Seus sabores marcantes proporcionaram diversos prêmios nacionais e internacionais.
Mas o que difere o Chandon Excellence Brut do Chandon Réserve Brut? Bem, vamos conhecer o seu processo de vinificação:
Consegue perceber como os processos são mais demorados e complexos? Isso é fácil de ser percebido no paladar. Então, se você deseja entender como as etapas da vinificação alteram o sabor de um espumante, experimente e note as diferenças entre o Chandon Excellence Brut e o Chandon Réserve Brut.
Neste texto, você teve contato com as etapas de vinificação dos maravilhosos espumantes da Chandon. Com muito carinho, qualidade e empenho, nossos profissionais preparam produtos que oferecem um mundo de possibilidades.
Se você deseja conhecer outros espumantes que incrementam seus coquetéis, visite o site da Chandon e conheça todos os nossos produtos.
Além disso, confira o nosso Instagram e seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades. E, para conferir outras receitas e dicas de lifestyle, confira o blog e leia os nossos conteúdos e cadastre-se na nossa Comunidade.
Com a Chandon, você conta com um mundo de possibilidades todo seu!
Pri é apaixonada por vinhos, sommelière, idealizadora e curadora do @deondevinho no Instagram - um dos mais relevantes canais de Vinhos do Brasil. Carrega mais de 10 anos de experiência em Marca e Marketing, sendo apaixonada pelo storytelling que conecta pessoas e marcas. É também colunista no CNN Viagem & Gastronomia, onde escreve sobre vinho.
Abrir uma garrafa de espumante pode parecer simples à primeira vista, mas há uma arte sutil em fazê-lo com elegância e, é claro, segurança.
Você gosta de se reunir com seus amigos? Facilmente, algumas das suas memórias mais felizes são de confraternizações com amigos.
Hoje, chegou o dia de celebrar o terceiro lugar do concurso “Feito com Passion”, que foi desenvolvido pela Chandon e revelou coquetéis maravilhosos e 100% brasileiros.
O chocolate domina a dispensa de milhões de brasileiros o ano todo, sendo muito utilizado também como presentes e forma de demonstrar afeto.
Os queijos sempre aparecem com destaque quando pensamos em aperitivos que casam perfeitamente com a textura e com o sabor potente dos espumantes.
Você já deve saber que os espumantes são bebidas extremamente versáteis, certo? Afinal, ele pode ser degustado em diversas ocasiões, desde momentos mais cotidianos, como um brunch e um jantar, até em datas especiais, como comemorações e festas.
Você já deve ter visto alguém colocando uma ou duas pedrinhas de gelo em uma taça de espumante, não é mesmo? Talvez, essa pessoa seja você mesmo!
As frutas são alimentos amados por muitos por conta da sua versatilidade. Seja na entrada, no prato principal, no lanche ou na sobremesa, elas podem estar presentes e vão realçar os sabores dos outros ingredientes.
Muita gente remete o espumante a tempos de festa e comemorações especiais. Por isso, existe muita dúvida sobre como servir espumante, desde qual a temperatura que devemos degustá-lo e até a escolha da melhor taça para beber sua bebida.
A Chandon desafiou e muitos bares arrasaram: o concurso Feito com Passion revelou diversos drinks maravilhosos, que transbordam brasilidade e incluem todas as características especiais da Chandon.
Vitivinicultura - não, nós não estamos inventando palavras. Esse é o nome dado para os cuidados que uma empresa tem com as suas videiras, que produzem as uvas que serão utilizadas no preparo de vinhos e espumantes maravilhosos.
Gengibre, morango, manga e o principal: Chandon Passion. Esses foram os ingredientes que o bartender Otávio Augusto utilizou para preparar um delicioso drink original: o Passion Tropical.
Nos livros de História, você encontra a seguinte citação: “o império no qual o Sol nunca se põe”. Essa frase foi utilizada para denominar grandes impérios, como o Romano e o Britânico.
O que são drinks de verão? Para a Chandon, são aqueles coquetéis que você consegue sentir a refrescância já no primeiro gole.
O mundo da harmonização de espumantes é muito vasto. Afinal, estamos falando de uma bebida que é o ápice da versatilidade, podendo ser servida em muitas ocasiões.
Vamos ser sinceros: você já deve ter pensado em fazer diversos coquetéis com o seu Chandon favorito, mas nunca pensou que poderia fazer algo delicioso misturando-o com sorvete. Acertamos?
Você já deve ter ouvido esse segundo nome em algum lugar, certo? Afinal, os brasileiros já estão acostumados - e apaixonados - pelo Aperol Spritz, que é uma das bebidas mais pedidas em bares e restaurantes em todo o Brasil.
Você já experimentou um ponche de frutas com espumante? Essa bebida clássica impressiona pela sua versatilidade, proporcionando um mundo de possibilidades em cada preparo.
Está procurando um drink que adicione um toque especial às suas refeições matinais? Inspirado pela beleza e frescor da manhã, a Chandon apresenta uma criação exclusiva do renomado enólogo François Hautekeur: o Chandon Brunch.
Você sabe o que significa “espumante demi-sec”? Se existe uma coisa que não podemos fazer na hora de caracterizar um espumante é generalizá-los.
Quem gosta de espumante sabe que a persistência final e acidez são duas características muito marcantes da bebida. Entretanto, isso pode incomodar alguns paladares menos acostumados.
A Chandon criou um drink exclusivo preparado com os nossos maravilhosos espumantes. Por conta do seu visual icônico e da sua potência de sabores, ele ganhou o nome de Chandon Pink Rosé.
Se existe uma nação que gosta de alimentos cítricos, é a brasileira. Existem diversas receitas que exploram a complexidade dos sabores presentes nas frutas, como a laranja, o limão, a lima e outros.
O tópico “harmonização de espumante com alimentos” ainda é muito complicado para os amantes da bebida. E não é por menos: a Chandon se orgulha de possibilitar um mundo de possibilidades para seus consumidores, incluindo combinações perfeitas nas suas refe
Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sab
A Mimosa é um clássico! Ele é um coquetel com espumante muito simples, rápido, prático e delicioso, podendo ser um trunfo poderoso em qualquer evento.
Como você gosta de experimentar seus espumantes? Em uma roda de conversa com seus amigos? Em um jantar? Em uma comemoração mais agitada?
Está procurando um drink que harmonize com as suas refeições matinais? A Chandon desenvolveu um coquetel que tem a cor e o aroma da manhã e pode ser servido tanto no almoço ou, quem sabe, em um brunch. Sem demora, apresentamos para vocês o Chandon Brunch.
Você sabe quais são os tipos de uvas utilizadas na produção de um delicioso espumante? O bom clima e solo fértil do Brasil possibilitaram a adaptação de diversas variações da fruta, o que alavanca, cada vez mais, a viticultura nacional.
Você já experimentou um delicioso drink de espumante com morango? A fruta e a bebida são consideradas inseparáveis desde a criação do espumante, que contém uma leve acidez que contrasta perfeitamente com a doçura do morango.
Feito originalmente com rum, o ponche é primo-irmão do Clericot e da Sangria. Entretanto, com o passar dos anos, essas bebidas foram se misturando, mas nunca perderam o sabor, o encanto, a refrescância e a versatilidade.
Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?
A Margarita é um drink que podemos chamar de clássico, não é mesmo? A harmonia entre a tequila, o suco de limão e o licor de laranja fazem deste forte coquetel mexicano um sucesso.
Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo.
Quem é apaixonado pela arte da coquetelaria sabe que existem muitos coquetéis que contam com uma grande lista de ingredientes. E isso também acontece com os drinks com espumante.
Se você segue a Comunidade Chandon, deve ter percebido que existe um mundo de possibilidades de drinks com espumante.
Originado por uma combinação de dar água na boca, o Limoncello Prosecco é um drink que reúne muita tradição e história.
O que é, o que é: uma refeição matinal, mas não é almoço ou café da manhã. Se você respondeu brunch, acertou.
Você já experimentou um delicioso drink de melancia com espumante? Essa fruta surpreende com o seu sabor doce refrescante in natura.
Você sabia que uma mesma espécie de uva plantada em poucos quilômetros de distância podem proporcionar espumantes e vinhos completamente diferentes?
Você já se perguntou sobre o que comer com Chandon? Bem, essa é uma dúvida constante para os apreciadores de um bom espumante.
Você já ouviu falar sobre o drink Pink Elephant? Ao longo dos anos, essa bebida ganhou diversas variantes e conquistou muitos corações em várias partes do mundo.
Você sabia que os japoneses chamam o seu país de Nihon em sua língua materna? Este nome é a junção de dois ideogramas, que em união significam “origem do sol”.
Você já ouviu falar sobre um drink chamado Clericot? Primo da Sangria e do Ponche, esse coquetel é extremamente delicioso e muito refrescante para os dias mais quentes, sendo também muito aconchegante para o clima frio.
Você já ouviu falar sobre a bebida Negroni Sbagliato? Em português, o nome do drink poderia ser traduzido como “negroni errado”, já que a receita surgiu por causa de uma troca de ingredientes.
O que um espumante representa para você? Hoje, estamos vivendo a segunda década do século XXI, onde ressignificamos muitas tradições.
Feito com o Chandon Passion, um demi-sec rosé especial para a criação de receitas inesquecíveis, a bebida ganhou o coração de críticos, especialistas e apreciadores de um delicioso espumante.
Você consegue imaginar que uma bebida homenageando um canhão da Primeira Guerra Mundial poderia ser tão famosa? Sim, estamos falando do French 75, que, em seus mais de 100 anos de vida, reúne milhões de fãs ao redor do mundo.
Hoje, a estrela deste artigo é conhecida por sua praticidade, facilidade e versatilidade.
Você sabia que o drink Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial? A partir de então esta bebida une a doçura e acidez do licor de cassis e a refrescância do espumante.
Você sabia que existem muitas receitas de bebidas maravilhosas que são preparadas com espumantes?
Você conhece quantos tipos de espumantes? Um? Dois? Se a resposta for “três”, saiba que você está mais por dentro do mundo de possibilidades extraído dos sabores de espumantes que a maioria das pessoas.
Você já deve ter visto algumas pessoas girando suas taças, olhando profundamente para o espumante, sentindo seus aromas e, por fim, finalmente dando um gole da bebida. Depois deste ritual, você também deve ter pensado: “oras, que bobagem”.