Receba conteúdos exclusivos da Comunidade Chandon
Enologia

Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes

Por Pri Matta

Play
25 AGO
Home Comunidade Chandon Enologia

Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes

Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?

Bem, esse processo dura meses e demanda a participação de muitos profissionais. Isso acontece porque ele começa na colheita das uvas e termina apenas no engarrafamento da bebida, que logo está pronta para chegar na sua casa.

E você sabe qual é a diferença entre o processo de vinificação do vinho e do espumante? Aqui, você confere o passo a passo na transformação da uva nessas bebidas, que são muito bem-vindas em diversas ocasiões. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é vinificação?

Vinificação é o processo de transformação da uva em vinho e espumante. Para o preparo dessas bebidas, é necessário o plantio de inúmeras parreiras e a construção de maquinários especializados. O Rio Grande do Sul (RS) é o principal polo de vinhedos do país - e também é a sede da Chandon no Brasil.

Cada bebida tem o seu próprio “passo a passo”. A vinificação em tinto e rosés, por exemplo, utiliza as cascas da uva para proporcionar a cor característica das bebidas. Por outro lado, a vinificação em branco possui um processo de esmagamento, que separa a polpa das outras partes.

Quais são as etapas da vinificação?

As etapas da vinificação são: colheita da uva, desengace e esmagamento, fermentação, assemblage, clarificação, envelhecimento e engarrafamento. Até certo momento, os processos de produção do espumante e de vinhos são idênticos, mas cada um ganha possui etapas próprias, que reforçam as características das bebidas.

Quer conhecer o processo de vinificação dos espumantes da Chandon? Vamos conferir o passo a passo que permite a produção de bebidas tão deliciosas e refrescantes:

Colheita da uva: técnicas e momentos ideais

Na Chandon, a colheita das uvas é feita de maneira manual e, preferencialmente, durante a manhã. As frutas ficam maturando nas parreiras de janeiro até fevereiro, processo que é otimizado por conta das características do clima da serra gaúcha.

Para produzir espumantes de qualidade, a Chandon utiliza diferentes tipos de uvas. O Chandon Brut Rosé, por exemplo, é composto de 20% de Chardonnay, 40% de Pinot Noir e 40% de Riesling Itálico.

Assim que são colhidas, as uvas precisam ser levadas até a adega com muita rapidez e cuidado. Assim, é possível seguir para os próximos passos da vinificação.

Desengace e esmagamento: como essas etapas podem afetar o sabor do vinho

Na adega, é feito o processo de desengace da uva, onde é feita a separação da fruta e do engace, que são os restos do caule, como os “cabinhos”. Já limpas, chega o momento do esmagamento, que separa a polpa da casca e da semente.

As opções rosés da Chandon sofrem um processo diferente. As uvas partem para a fermentação alcoólica com a casca, que proporciona o colorante natural para obter o tom rosado tão característico.

Fermentação alcoólica: como a levedura transforma o açúcar em álcool

Essa é uma das etapas mais importantes! Em grandes tanques de aço inoxidável, os profissionais da Chandon adicionam leveduras, fungos unicelulares que transformam o açúcar da uva em álcool.

Essa, podemos dizer, é a “alma” da vinificação. É aqui que o suco de uva perde um pouco da doçura e ganha o seu teor alcoólico.

Assemblage: a mágica dos sabores dos espumantes

Entre os meses de abril e junho, os enólogos da Chandon preparam o assemblage dos espumantes. Esse processo é a “mistura” de vinhos-base de várias safras e variedades de acordo com o estilo da bebida.

Vamos para um exemplo: o Chandon Passion conta com três tipos de vinhos diferentes: 46% de Moscato Canelli, 46% de Malvasia de Cândia e 8% de Pinot Noir. E é no processo de assemblagem que o enólogo define a quantidade que cada espumante receberá dos vinhos-base.

Segunda fermentação e amadurecimento: a produção da perlage

Por quatro meses, o vinho passa por um segundo processo de fermentação. Ele é feito em tanques de aço inox e ficam em constante agitação e possuem a temperatura controlada. Mas por que essa segunda fermentação é necessária?

Simples: no processo de transformar o açúcar em álcool, as leveduras liberam gás carbônico (CO2). Na primeira fermentação, esse gás é dispensado. Entretanto, na segunda, ele é armazenado, formando, assim, a perlage.

Perlage é, nada mais e nada menos, do que as borbulhas do espumante, que proporcionam um toque especial na hora de colocar a bebida na taça. Elas recebem esse nome por conta das suas semelhanças com as pérolas.

Vale ressaltar que a maturação pode variar de acordo com as características do espumante. O Chandon Excellence Brut, por exemplo, demora cerca de um ano para ficar pronto apenas neste processo.

Clarificação e engarrafamento: como garantir a qualidade do vinho

Após o período de fermentação e maturação, os espumantes passam pelo processo de filtragem. Assim, você consegue eliminar os resíduos sólidos que podem ter sobrado das fermentações. Em seguida, eles recebem o licor de expedição.

O licor de expedição é o responsável por definir a quantidade de açúcar do espumante. Então, é nessa etapa que a Chandon separa os espumantes extra-brut e brut, mais ácidos e com menos açúcar, dos demi-sec, que são mais suaves.

Assim que o açúcar é regulado, o espumante é engarrafado e rotulado. Depois de alguns meses de descanso, ele está pronto para ser consumido!

Fatores que afetam a vinificação: um estudo na prática

Dentre os fatores que afetam o resultado do espumante e do vinho, estão: clima, solo, seleção das uvas, tecnologias e equipamentos, entre outros. Entretanto, mesmo duas bebidas produzidas na mesma adega podem apresentar qualidades totalmente diferentes. Quer descobrir como?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o significado de vinificação, vamos entender como os processos alteram o gosto de um espumante com dois exemplos perfeitos da Chandon. Preste atenção:

Chandon Réserve Brut: um brinde em qualquer momento

O Chandon Réserve Brut é um espumante maravilhoso. Com 10g de açúcar por litro, ele conta com uma harmonia perfeita entre acidez e maciez. Por isso, possui características mais jovens e pode ser uma ótima opção para qualquer ocasião.

Mas quais são as características que tornam o Chandon Réserve Brut nesta maravilha? Vamos começar:

  • processo de assemblagem: 30% Chardonnay, 30% Riesling Itálico e 40% Pinot Noir;
  • segunda fermentação: depois da assemblage, o Chandon Réserve Brut fica amadurecendo e fermentando por, aproximadamente, quatro meses;
  • amadurecimento após engarrafamento: depois de pronto, as garrafas descansam por alguns meses até chegar na sua casa.

Desse jeito, você ganha um espumante elegante, fresco, equilibrado e extremamente frutado. Refrescante e fácil de beber, o Chandon Réserve Brut é uma ótima opção para todos os momentos!

Chandon Excellence Brut: complexidade em cada gole

Agora, chegou a hora de falar sobre o Chandon Excellence Brut, um espumante complexo e excepcional. Seus sabores marcantes proporcionaram diversos prêmios nacionais e internacionais.

Mas o que difere o Chandon Excellence Brut do Chandon Réserve Brut? Bem, vamos conhecer o seu processo de vinificação:

  • processo de assemblagem: 44% Chardonnay e 56% Pinot Noir, que são selecionados dos vinhos excepcionais da safra de 2012 da Chandon;
  • segunda fermentação: depois da assemblage, o Chandon Excellence Brut fica amadurecendo e fermentando por, aproximadamente, um ano;
  • amadurecimento após engarrafamento: depois de pronto, as garrafas descansam por 18 meses (ou seja, um ano e meio) até chegar na sua casa.

Consegue perceber como os processos são mais demorados e complexos? Isso é fácil de ser percebido no paladar. Então, se você deseja entender como as etapas da vinificação alteram o sabor de um espumante, experimente e note as diferenças entre o Chandon Excellence Brut e o Chandon Réserve Brut.

Chandon: qualidade em todas as etapas

Neste texto, você teve contato com as etapas de vinificação dos maravilhosos espumantes da Chandon. Com muito carinho, qualidade e empenho, nossos profissionais preparam produtos que oferecem um mundo de possibilidades.

Se você deseja conhecer outros espumantes que incrementam seus coquetéis, visite o site da Chandon e conheça todos os nossos produtos.

Além disso, confira o nosso Instagram e seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades. E, para conferir outras receitas e dicas de lifestyle, confira o blog e leia os nossos conteúdos e cadastre-se na nossa Comunidade.

Com a Chandon, você conta com um mundo de possibilidades todo seu!

Chandon Brut Rosé Conheça
Chandon Brut Rosé
Chandon Passion Conheça
Chandon Passion
Chandon Réserve Brut Conheça
Chandon Réserve Brut
Chandon Excellence Brut Conheça
Chandon Excellence Brut
Pri Matta Por Pri Matta Enologia

Pri é apaixonada por vinhos, sommelière, idealizadora e curadora do @deondevinho no Instagram - um dos mais relevantes canais de Vinhos do Brasil. Carrega mais de 10 anos de experiência em Marca e Marketing, sendo apaixonada pelo storytelling que conecta pessoas e marcas. É também colunista no CNN Viagem & Gastronomia, onde escreve sobre vinho.

@deondevinho@deondevinho Todos os posts
Enogastronomia: entenda mais sobre a arte de harmonizar espumantes e alimentos
Enologia
Enogastronomia: entenda mais sobre a arte de harmonizar espumantes e alimentos

Você já deve saber que os espumantes são bebidas extremamente versáteis, certo? Afinal, ele pode ser degustado em diversas ocasiões, desde momentos mais cotidianos, como um brunch e um jantar, até em datas especiais, como comemorações e festas.

Pode colocar gelo no espumante? Descubra como gelar a sua bebida!
Lifestyle
Pode colocar gelo no espumante? Descubra como gelar a sua bebida!

Você já deve ter visto alguém colocando uma ou duas pedrinhas de gelo em uma taça de espumante, não é mesmo? Talvez, essa pessoa seja você mesmo!

5 frutas que combinam com espumante: conheça as melhores opções para combinar com seu Chandon Passion
Gastronomia
5 frutas que combinam com espumante: conheça as melhores opções para combinar com seu Chandon Passion

As frutas são alimentos amados por muitos por conta da sua versatilidade. Seja na entrada, no prato principal, no lanche ou na sobremesa, elas podem estar presentes e vão realçar os sabores dos outros ingredientes.

6 dicas de como servir espumante: desde a escolha da garrafa até o momento de degustar
Enologia
6 dicas de como servir espumante: desde a escolha da garrafa até o momento de degustar

Muita gente remete o espumante a tempos de festa e comemorações especiais. Por isso, existe muita dúvida sobre como servir espumante, desde qual a temperatura que devemos degustá-lo e até a escolha da melhor taça para beber sua bebida.

Passion de Verão: conheça o vice-campeão do concurso Feito com Passion
Mixologia
Passion de Verão: conheça o vice-campeão do concurso Feito com Passion

A Chandon desafiou e muitos bares arrasaram: o concurso Feito com Passion revelou diversos drinks maravilhosos, que transbordam brasilidade e incluem todas as características especiais da Chandon.

Vitivinicultura: conheça o processo que fabrica espumantes de qualidade
Enologia
Vitivinicultura: conheça o processo que fabrica espumantes de qualidade

Vitivinicultura - não, nós não estamos inventando palavras. Esse é o nome dado para os cuidados que uma empresa tem com as suas videiras, que produzem as uvas que serão utilizadas no preparo de vinhos e espumantes maravilhosos.

Passion Tropical: o melhor da Chandon em um drink 100% brasileiro
Mixologia
Passion Tropical: o melhor da Chandon em um drink 100% brasileiro

Gengibre, morango, manga e o principal: Chandon Passion. Esses foram os ingredientes que o bartender Otávio Augusto utilizou para preparar um delicioso drink original: o Passion Tropical.

Chandon Garibaldi: a experiência única dos espumantes brasileiros
Enologia
Chandon Garibaldi: a experiência única dos espumantes brasileiros

Nos livros de História, você encontra a seguinte citação: “o império no qual o Sol nunca se põe”. Essa frase foi utilizada para denominar grandes impérios, como o Romano e o Britânico.

Drinks de verão: 5 coquetéis refrescantes para curtir a estação
Lifestyle
Drinks de verão: 5 coquetéis refrescantes para curtir a estação

O que são drinks de verão? Para a Chandon, são aqueles coquetéis que você consegue sentir a refrescância já no primeiro gole.

Petisco que combina com espumante: opções perfeitas para acompanhar seu espumante
Gastronomia
Petisco que combina com espumante: opções perfeitas para acompanhar seu espumante

O mundo da harmonização de espumantes é muito vasto. Afinal, estamos falando de uma bebida que é o ápice da versatilidade, podendo ser servida em muitas ocasiões.

Como fazer um delicioso drink com sorvete e espumante?
Mixologia
Como fazer um delicioso drink com sorvete e espumante?

Vamos ser sinceros: você já deve ter pensado em fazer diversos coquetéis com o seu Chandon favorito, mas nunca pensou que poderia fazer algo delicioso misturando-o com sorvete. Acertamos?

Hugo Spritz: a jornada do aperitivo alpino à sensação global
Mixologia
Hugo Spritz: a jornada do aperitivo alpino à sensação global

Você já deve ter ouvido esse segundo nome em algum lugar, certo? Afinal, os brasileiros já estão acostumados - e apaixonados - pelo Aperol Spritz, que é uma das bebidas mais pedidas em bares e restaurantes em todo o Brasil.

Ponche de Frutas com Espumante: Uma Celebração Refrescante
Mixologia
Ponche de Frutas com Espumante: Uma Celebração Refrescante

Você já experimentou um ponche de frutas com espumante? Essa bebida clássica impressiona pela sua versatilidade, proporcionando um mundo de possibilidades em cada preparo.

Chandon Brunch: o drink perfeito para suas refeições matinais
Mixologia
Chandon Brunch: o drink perfeito para suas refeições matinais

Está procurando um drink que adicione um toque especial às suas refeições matinais? Inspirado pela beleza e frescor da manhã, a Chandon apresenta uma criação exclusiva do renomado enólogo François Hautekeur: o Chandon Brunch.

Os espumantes demi-sec são mais suaves ou mais ácidos? Confira a composição do Chandon Riche Demi-Sec
Gastronomia
Os espumantes demi-sec são mais suaves ou mais ácidos? Confira a composição do Chandon Riche Demi-Sec

Você sabe o que significa “espumante demi-sec”? Se existe uma coisa que não podemos fazer na hora de caracterizar um espumante é generalizá-los.

Harmonização com Espumante Demi-Sec: como combinar os sabores
Gastronomia
Harmonização com Espumante Demi-Sec: como combinar os sabores

Quem gosta de espumante sabe que a persistência final e acidez são duas características muito marcantes da bebida. Entretanto, isso pode incomodar alguns paladares menos acostumados.

Chandon Pink Rosé: elegante, refrescante e 100% brasileiro
Mixologia
Chandon Pink Rosé: elegante, refrescante e 100% brasileiro

A Chandon criou um drink exclusivo preparado com os nossos maravilhosos espumantes. Por conta do seu visual icônico e da sua potência de sabores, ele ganhou o nome de Chandon Pink Rosé.

Chandon Citrus: complexidade no sabor perfeita para todas as horas
Mixologia
Chandon Citrus: complexidade no sabor perfeita para todas as horas

Se existe uma nação que gosta de alimentos cítricos, é a brasileira. Existem diversas receitas que exploram a complexidade dos sabores presentes nas frutas, como a laranja, o limão, a lima e outros.

Harmonização Espumante Rosé: dicas e combinações surpreendentes
Gastronomia
Harmonização Espumante Rosé: dicas e combinações surpreendentes

O tópico “harmonização de espumante com alimentos” ainda é muito complicado para os amantes da bebida. E não é por menos: a Chandon se orgulha de possibilitar um mundo de possibilidades para seus consumidores, incluindo combinações perfeitas nas suas refe

Diferença entre espumante e champagne: desvendando o segredo dos vinhos
Enologia
Diferença entre espumante e champagne: desvendando o segredo dos vinhos

Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sab

Coquetel com espumantes: variações do clássico Mimosa
Mixologia
Coquetel com espumantes: variações do clássico Mimosa

A Mimosa é um clássico! Ele é um coquetel com espumante muito simples, rápido, prático e delicioso, podendo ser um trunfo poderoso em qualquer evento.

O que harmoniza com espumante brut? Encontre a combinação perfeita
Gastronomia
O que harmoniza com espumante brut? Encontre a combinação perfeita

Como você gosta de experimentar seus espumantes? Em uma roda de conversa com seus amigos? Em um jantar? Em uma comemoração mais agitada?

Chandon Brunch: descubra o drink exclusivo criado pela Chandon
Mixologia
Chandon Brunch: descubra o drink exclusivo criado pela Chandon

Está procurando um drink que harmonize com as suas refeições matinais? A Chandon desenvolveu um coquetel que tem a cor e o aroma da manhã e pode ser servido tanto no almoço ou, quem sabe, em um brunch. Sem demora, apresentamos para vocês o Chandon Brunch.

Tipos de uvas: uma viagem pelo sabor e aroma de cada variedade
Enologia
Tipos de uvas: uma viagem pelo sabor e aroma de cada variedade

Você sabe quais são os tipos de uvas utilizadas na produção de um delicioso espumante? O bom clima e solo fértil do Brasil possibilitaram a adaptação de diversas variações da fruta, o que alavanca, cada vez mais, a viticultura nacional.

Drink de espumante com morango: Celebre a vida com sabor, leveza e refrescância
Mixologia
Drink de espumante com morango: Celebre a vida com sabor, leveza e refrescância

Você já experimentou um delicioso drink de espumante com morango? A fruta e a bebida são consideradas inseparáveis desde a criação do espumante, que contém uma leve acidez que contrasta perfeitamente com a doçura do morango.

Prosecco Punch: um drink refrescante e elegante para ser compartilhado
Mixologia
Prosecco Punch: um drink refrescante e elegante para ser compartilhado

Feito originalmente com rum, o ponche é primo-irmão do Clericot e da Sangria. Entretanto, com o passar dos anos, essas bebidas foram se misturando, mas nunca perderam o sabor, o encanto, a refrescância e a versatilidade.

Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes
Enologia
Vinificação: o processo de produção de vinhos e espumantes

Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?

Margarita de Espumante: uma receita refrescante para impressionar seus convidados
Mixologia
Margarita de Espumante: uma receita refrescante para impressionar seus convidados

A Margarita é um drink que podemos chamar de clássico, não é mesmo? A harmonia entre a tequila, o suco de limão e o licor de laranja fazem deste forte coquetel mexicano um sucesso.

Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios
Enologia
Viticultura sustentável: práticas, tendências e desafios

Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo.

Drinks com espumante Chandon: poucos ingredientes, muito sabor e refrescância
Mixologia
Drinks com espumante Chandon: poucos ingredientes, muito sabor e refrescância

Quem é apaixonado pela arte da coquetelaria sabe que existem muitos coquetéis que contam com uma grande lista de ingredientes. E isso também acontece com os drinks com espumante.

Drinks com Espumante: sabor e elegância para todas as estações do ano
Mixologia
Drinks com Espumante: sabor e elegância para todas as estações do ano

Se você segue a Comunidade Chandon, deve ter percebido que existe um mundo de possibilidades de drinks com espumante.

Limoncello Prosecco: drink refrescante e delicioso para celebrar com estilo
Mixologia
Limoncello Prosecco: drink refrescante e delicioso para celebrar com estilo

Originado por uma combinação de dar água na boca, o Limoncello Prosecco é um drink que reúne muita tradição e história.

Brunch com espumante Chandon: como combinar sabores e borbulhas para surpreender seus convidados
Lifestyle
Brunch com espumante Chandon: como combinar sabores e borbulhas para surpreender seus convidados

O que é, o que é: uma refeição matinal, mas não é almoço ou café da manhã. Se você respondeu brunch, acertou.

O drink de melancia com espumante que encanta: receitas arrasadoras
Mixologia
O drink de melancia com espumante que encanta: receitas arrasadoras

Você já experimentou um delicioso drink de melancia com espumante? Essa fruta surpreende com o seu sabor doce refrescante in natura.

Terroir: o que é? A peça-chave para vinhos e espumantes de qualidade
Enologia
Terroir: o que é? A peça-chave para vinhos e espumantes de qualidade

Você sabia que uma mesma espécie de uva plantada em poucos quilômetros de distância podem proporcionar espumantes e vinhos completamente diferentes?

O que comer com Chandon: 6 combinações para harmonizar pratos e espumantes
Gastronomia
O que comer com Chandon: 6 combinações para harmonizar pratos e espumantes

Você já se perguntou sobre o que comer com Chandon? Bem, essa é uma dúvida constante para os apreciadores de um bom espumante.

Pink Elephant Drink: a deliciosa receita que conquistou corações
Mixologia
Pink Elephant Drink: a deliciosa receita que conquistou corações

Você já ouviu falar sobre o drink Pink Elephant? Ao longo dos anos, essa bebida ganhou diversas variantes e conquistou muitos corações em várias partes do mundo.

Chandon Nihon: aprenda a fazer um drink exclusivo criado pela Chandon
Mixologia
Chandon Nihon: aprenda a fazer um drink exclusivo criado pela Chandon

Você sabia que os japoneses chamam o seu país de Nihon em sua língua materna? Este nome é a junção de dois ideogramas, que em união significam “origem do sol”.

Clericot com Espumante Chandon: um drink para ser compartilhado
Mixologia
Clericot com Espumante Chandon: um drink para ser compartilhado

Você já ouviu falar sobre um drink chamado Clericot? Primo da Sangria e do Ponche, esse coquetel é extremamente delicioso e muito refrescante para os dias mais quentes, sendo também muito aconchegante para o clima frio.

Negroni Sbagliato: desvende o charme e o sabor desta variação do clássico coquetel italiano
Mixologia
Negroni Sbagliato: desvende o charme e o sabor desta variação do clássico coquetel italiano

Você já ouviu falar sobre a bebida Negroni Sbagliato? Em português, o nome do drink poderia ser traduzido como “negroni errado”, já que a receita surgiu por causa de uma troca de ingredientes.

Sua casa, seu espumante: incorporando a Chandon na sua vida
Lifestyle
Sua casa, seu espumante: incorporando a Chandon na sua vida

O que um espumante representa para você? Hoje, estamos vivendo a segunda década do século XXI, onde ressignificamos muitas tradições.

Paixão Selvagem: experimente a fusão perfeita com Chandon Passion
Mixologia
Paixão Selvagem: experimente a fusão perfeita com Chandon Passion

Feito com o Chandon Passion, um demi-sec rosé especial para a criação de receitas inesquecíveis, a bebida ganhou o coração de críticos, especialistas e apreciadores de um delicioso espumante.

Descubra o charme do French 75: uma bebida elegante e refrescante
Mixologia
Descubra o charme do French 75: uma bebida elegante e refrescante

Você consegue imaginar que uma bebida homenageando um canhão da Primeira Guerra Mundial poderia ser tão famosa? Sim, estamos falando do French 75, que, em seus mais de 100 anos de vida, reúne milhões de fãs ao redor do mundo.

Mimosa - Drink com espumante: a receita perfeita para qualquer ocasião
Mixologia
Mimosa - Drink com espumante: a receita perfeita para qualquer ocasião

Hoje, a estrela deste artigo é conhecida por sua praticidade, facilidade e versatilidade.

Conheça o drink Kir Royal: um show de sofisticação e sabor
Mixologia
Conheça o drink Kir Royal: um show de sofisticação e sabor

Você sabia que o drink Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial? A partir de então esta bebida une a doçura e acidez do licor de cassis e a refrescância do espumante.

Chandon Drinks: receitas de coquetel com os espumantes Chandon
Mixologia
Chandon Drinks: receitas de coquetel com os espumantes Chandon

Você sabia que existem muitas receitas de bebidas maravilhosas que são preparadas com espumantes?

Tipos de espumantes: uma visão geral dos estilos mais populares
Enologia
Tipos de espumantes: uma visão geral dos estilos mais populares

Você conhece quantos tipos de espumantes? Um? Dois? Se a resposta for “três”, saiba que você está mais por dentro do mundo de possibilidades extraído dos sabores de espumantes que a maioria das pessoas.

Como degustar vinho espumante: aprenda as melhores técnicas para apreciar Chandon como um especialista
Gastronomia
Como degustar vinho espumante: aprenda as melhores técnicas para apreciar Chandon como um especialista

Você já deve ter visto algumas pessoas girando suas taças, olhando profundamente para o espumante, sentindo seus aromas e, por fim, finalmente dando um gole da bebida. Depois deste ritual, você também deve ter pensado: “oras, que bobagem”.