Todos são bem-vindos a nossa mesa
Para visitar nosso site, você deve ter idade legal para beber em sua região/país de residência.
Precisamos verificar sua idade:
/
/
Para visitar chandon.com.br, você deve ter a idade legal para beber no seu país / região de residência. Se não existir uma lei com uma idade mínima em seu país / região de residência, você deve ter mais que 18 anos de idade para visitar nosso site. Evite o consumo excessivo de álcool. No Brasil, a venda e consumo indicados para apenas para maiores 18 anos. Se beber, não dirija. Chandon apoia o consumo responsável de seus vinhos / produtos através da Moët Hennessy, membro SpiritsEUROPE , DISCUS , CEEV e Entreprise & Prévention .
Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sabor e refrescância.
Podemos começar afirmando que “todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne”. Isso porque existem diferenças claras entre terrenos, tipos de uvas e modo de fermentação entre as duas bebidas.
Então isso pode significar que o champagne possui mais qualidade do que outros espumantes? E o que seria o frisante, que também é encontrado em diversos supermercados do Brasil? A Chandon convidou a Pri Matta, que possui um dos mais relevantes canais de vinhos do Brasil. Confira!
Champagne é um vinho espumante produzido na França, mais especificamente na região nordeste do país, que recebe o nome de Champagne. Por isso, todo espumante que é produzido nessas vinícolas e seguem um padrão de modo de fabricação podem receber essa nomenclatura.
Com um pouco mais de 100 quilômetros de distância de Paris, a região de Champagne é muito conhecida pelo seu clima e solo, que permitem o bom desenvolvimento das parreiras. Caso você não encontre o local no mapa, ele fica localizado entre a capital francesa e as divisas com a Bélgica e Luxemburgo.
Vamos desvendar um pouco mais sobre as características do champagne? Vamos nessa:
O champagne é um rótulo destinado pela Appellation d’Origine Contrôlée (ou Denominação de Origem Controlada, em português) para os vinhos espumantes produzidos na região francesa de Champagne.
De acordo com histórias e pesquisadores, essa bebida foi criada e aperfeiçoada por Dom Pérignon entre os séculos XVII e XVIII. Também há relatos que ele foi responsável por diversas técnicas que ainda hoje são utilizadas na produção de vinhos espumantes.
O método de preparo do champagne é extremamente tradicional. Também conhecido como método Champenoise, ele foi o primeiro a ser utilizado na fabricação do espumante. Seu nome, é claro, é uma homenagem à região em que a bebida foi criada.
Como você já deve imaginar, a produção de um espumante é diferente do modo de preparo de outros vinhos. Afinal, enquanto o último precisa apenas de uma fermentação, que produz o álcool da bebida, os espumantes contam com uma segunda fermentação, que é a responsável pela perlage (borbulhas).
O método Champenoise foi desenvolvido pelos mesmos monges que criaram o espumante. Basicamente, os vinhos espumantes recebem a segunda fermentação dentro da garrafa. Por isso, essas bebidas precisam de uma vedação forte, o que garante que o gás carbônico (CO2), que é responsável pelas borbulhas, não escape.
Vamos pensar: qualquer espumante que foi produzido no nordeste da França e passou pelo processo Champenoise de fermentação pode ser chamado de champagne? Não, afinal de contas, a Appellation d’Origine Contrôlée também define quais tipos de uvas devem ser utilizadas no preparo da bebida.
Bem, existem milhares de Vitis viníferas, que são os tipos de uvas próprias para a produção de vinhos espumantes. Entretanto, para ser considerado champagne, as vinícolas devem utilizar apenas três espécies da fruta: a Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
De modo geral, espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação. Sendo assim, a bebida desenvolve uma perlage, que são as borbulhas tão sofisticadas e refrescantes do espumante.
Os vinhos espumantes podem ser produzidos em todo o Mundo. O Brasil, por exemplo, é um ótimo país para a fabricação dessas bebidas. Não é por menos que a Chandon possui vinícolas na região Sul, na cidade de Garibaldi, que é propícia para o crescimento saudável das uvas.
Como falamos anteriormente, a principal diferença entre o espumante e o champagne está no local de produção da bebida. Por isso, as bebidas produzidas em solo nacional, como os diversos exemplos da Chandon, são consideradas espumantes e não podem receber a denominação de champagne.
Mas isso não quer dizer que os vinhos espumantes nacionais são de “baixa qualidade” quando comparados aos franceses. O Chandon Excellence Brut, por exemplo, ganhou diversas medalhas de ouro, prata e bronze em competições nacionais e internacionais graças à sua complexidade de sabor e qualidade.
Esse espumante conta com 56% de Pinot Noir e 44% de Chardonnay, que são as uvas utilizadas na produção do champagne. Porém, na sua segunda fermentação, a Chandon utilizou o método Charmat, que acontece em tanques - e não nas próprias garrafas.
Vale ressaltar que a utilização de tanques faz com que todos os processos da segunda fermentação sejam extremamente controlados, podendo medir e regular a temperatura do líquido e a quantidade de gás carbônico na bebida.
Para você ter uma ideia, o Chandon Excellence Brut passa por 12 meses fermentando. Depois disso, ele recebe os licores de expedição e são engarrafados. Já nas garrafas, eles ficam maturando mais 18 meses antes de serem comercializados. Isso garante mais sabor e complexidade para o vinho espumante.
Frisante é uma bebida que está no meio termo entre o vinho e o vinho espumante. Isso porque ela possui pouca perlage, já que não passa pelo processo da segunda fermentação. Então, por conter baixo nível de gás carbônico (CO2), ele não pode ser caracterizado como vinho espumante e acaba ganhando uma nova caracterização.
Ao longo deste texto, você conheceu a diferença entre espumante e champanhe. Além disso, você percebeu que os vinhos espumantes produzidos pela Chandon, no Brasil, possuem muita qualidade e complexidade em sabores.
Por isso, sinta orgulho de experimentar um delicioso espumante da Chandon! Desde 1973, a nossa empresa produz bebidas especiais inspiradas no solo, clima e paixão do Brasil. Então, se você deseja conhecer outros espumantes, visite o site da Chandon e conheça todos os nossos produtos.
Aqui na Chandon, você encontra muito mais receitas, conteúdos sobre vinificação e dicas de lifestyle. Para conferir, é só entrar no blog e se cadastrar na nossa Comunidade. Além disso, confira o nosso Instagram e seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades.
Embarque em nosso mundo de possibilidades!
Pri é apaixonada por vinhos, sommelière, idealizadora e curadora do @deondevinho no Instagram - um dos mais relevantes canais de Vinhos do Brasil. Carrega mais de 10 anos de experiência em Marca e Marketing, sendo apaixonada pelo storytelling que conecta pessoas e marcas. É também colunista no CNN Viagem & Gastronomia, onde escreve sobre vinho.
@deondevinho Todos os postsAbrir uma garrafa de espumante pode parecer simples à primeira vista, mas há uma arte sutil em fazê-lo com elegância e, é claro, segurança.
Você gosta de se reunir com seus amigos? Facilmente, algumas das suas memórias mais felizes são de confraternizações com amigos.
Hoje, chegou o dia de celebrar o terceiro lugar do concurso “Feito com Passion”, que foi desenvolvido pela Chandon e revelou coquetéis maravilhosos e 100% brasileiros.
O chocolate domina a dispensa de milhões de brasileiros o ano todo, sendo muito utilizado também como presentes e forma de demonstrar afeto.
Os queijos sempre aparecem com destaque quando pensamos em aperitivos que casam perfeitamente com a textura e com o sabor potente dos espumantes.
Você já deve saber que os espumantes são bebidas extremamente versáteis, certo? Afinal, ele pode ser degustado em diversas ocasiões, desde momentos mais cotidianos, como um brunch e um jantar, até em datas especiais, como comemorações e festas.
Você já deve ter visto alguém colocando uma ou duas pedrinhas de gelo em uma taça de espumante, não é mesmo? Talvez, essa pessoa seja você mesmo!
As frutas são alimentos amados por muitos por conta da sua versatilidade. Seja na entrada, no prato principal, no lanche ou na sobremesa, elas podem estar presentes e vão realçar os sabores dos outros ingredientes.
Muita gente remete o espumante a tempos de festa e comemorações especiais. Por isso, existe muita dúvida sobre como servir espumante, desde qual a temperatura que devemos degustá-lo e até a escolha da melhor taça para beber sua bebida.
A Chandon desafiou e muitos bares arrasaram: o concurso Feito com Passion revelou diversos drinks maravilhosos, que transbordam brasilidade e incluem todas as características especiais da Chandon.
Vitivinicultura - não, nós não estamos inventando palavras. Esse é o nome dado para os cuidados que uma empresa tem com as suas videiras, que produzem as uvas que serão utilizadas no preparo de vinhos e espumantes maravilhosos.
Gengibre, morango, manga e o principal: Chandon Passion. Esses foram os ingredientes que o bartender Otávio Augusto utilizou para preparar um delicioso drink original: o Passion Tropical.
Nos livros de História, você encontra a seguinte citação: “o império no qual o Sol nunca se põe”. Essa frase foi utilizada para denominar grandes impérios, como o Romano e o Britânico.
O que são drinks de verão? Para a Chandon, são aqueles coquetéis que você consegue sentir a refrescância já no primeiro gole.
O mundo da harmonização de espumantes é muito vasto. Afinal, estamos falando de uma bebida que é o ápice da versatilidade, podendo ser servida em muitas ocasiões.
Vamos ser sinceros: você já deve ter pensado em fazer diversos coquetéis com o seu Chandon favorito, mas nunca pensou que poderia fazer algo delicioso misturando-o com sorvete. Acertamos?
Você já deve ter ouvido esse segundo nome em algum lugar, certo? Afinal, os brasileiros já estão acostumados - e apaixonados - pelo Aperol Spritz, que é uma das bebidas mais pedidas em bares e restaurantes em todo o Brasil.
Você já experimentou um ponche de frutas com espumante? Essa bebida clássica impressiona pela sua versatilidade, proporcionando um mundo de possibilidades em cada preparo.
Está procurando um drink que adicione um toque especial às suas refeições matinais? Inspirado pela beleza e frescor da manhã, a Chandon apresenta uma criação exclusiva do renomado enólogo François Hautekeur: o Chandon Brunch.
Você sabe o que significa “espumante demi-sec”? Se existe uma coisa que não podemos fazer na hora de caracterizar um espumante é generalizá-los.
Quem gosta de espumante sabe que a persistência final e acidez são duas características muito marcantes da bebida. Entretanto, isso pode incomodar alguns paladares menos acostumados.
A Chandon criou um drink exclusivo preparado com os nossos maravilhosos espumantes. Por conta do seu visual icônico e da sua potência de sabores, ele ganhou o nome de Chandon Pink Rosé.
Se existe uma nação que gosta de alimentos cítricos, é a brasileira. Existem diversas receitas que exploram a complexidade dos sabores presentes nas frutas, como a laranja, o limão, a lima e outros.
O tópico “harmonização de espumante com alimentos” ainda é muito complicado para os amantes da bebida. E não é por menos: a Chandon se orgulha de possibilitar um mundo de possibilidades para seus consumidores, incluindo combinações perfeitas nas suas refe
Você sabia que existe uma diferença entre espumante e champagne? Bem, nós sabemos que muita gente utiliza as duas nomenclaturas como sinônimos, mas existe até legislações que ressaltam distinções claras entre as duas bebidas, que são ricas em perlage, sab
A Mimosa é um clássico! Ele é um coquetel com espumante muito simples, rápido, prático e delicioso, podendo ser um trunfo poderoso em qualquer evento.
Como você gosta de experimentar seus espumantes? Em uma roda de conversa com seus amigos? Em um jantar? Em uma comemoração mais agitada?
Está procurando um drink que harmonize com as suas refeições matinais? A Chandon desenvolveu um coquetel que tem a cor e o aroma da manhã e pode ser servido tanto no almoço ou, quem sabe, em um brunch. Sem demora, apresentamos para vocês o Chandon Brunch.
Você sabe quais são os tipos de uvas utilizadas na produção de um delicioso espumante? O bom clima e solo fértil do Brasil possibilitaram a adaptação de diversas variações da fruta, o que alavanca, cada vez mais, a viticultura nacional.
Você já experimentou um delicioso drink de espumante com morango? A fruta e a bebida são consideradas inseparáveis desde a criação do espumante, que contém uma leve acidez que contrasta perfeitamente com a doçura do morango.
Feito originalmente com rum, o ponche é primo-irmão do Clericot e da Sangria. Entretanto, com o passar dos anos, essas bebidas foram se misturando, mas nunca perderam o sabor, o encanto, a refrescância e a versatilidade.
Você conhece o processo de vinificação? Afinal, como é possível um cacho de uva se transformar em duas bebidas tão tradicionais em diversos lugares do mundo: os vinhos e espumantes?
A Margarita é um drink que podemos chamar de clássico, não é mesmo? A harmonia entre a tequila, o suco de limão e o licor de laranja fazem deste forte coquetel mexicano um sucesso.
Nos últimos anos, nota-se uma maior preocupação com a produção sustentável de alimentos e bens de consumo.
Quem é apaixonado pela arte da coquetelaria sabe que existem muitos coquetéis que contam com uma grande lista de ingredientes. E isso também acontece com os drinks com espumante.
Se você segue a Comunidade Chandon, deve ter percebido que existe um mundo de possibilidades de drinks com espumante.
Originado por uma combinação de dar água na boca, o Limoncello Prosecco é um drink que reúne muita tradição e história.
O que é, o que é: uma refeição matinal, mas não é almoço ou café da manhã. Se você respondeu brunch, acertou.
Você já experimentou um delicioso drink de melancia com espumante? Essa fruta surpreende com o seu sabor doce refrescante in natura.
Você sabia que uma mesma espécie de uva plantada em poucos quilômetros de distância podem proporcionar espumantes e vinhos completamente diferentes?
Você já se perguntou sobre o que comer com Chandon? Bem, essa é uma dúvida constante para os apreciadores de um bom espumante.
Você já ouviu falar sobre o drink Pink Elephant? Ao longo dos anos, essa bebida ganhou diversas variantes e conquistou muitos corações em várias partes do mundo.
Você sabia que os japoneses chamam o seu país de Nihon em sua língua materna? Este nome é a junção de dois ideogramas, que em união significam “origem do sol”.
Você já ouviu falar sobre um drink chamado Clericot? Primo da Sangria e do Ponche, esse coquetel é extremamente delicioso e muito refrescante para os dias mais quentes, sendo também muito aconchegante para o clima frio.
Você já ouviu falar sobre a bebida Negroni Sbagliato? Em português, o nome do drink poderia ser traduzido como “negroni errado”, já que a receita surgiu por causa de uma troca de ingredientes.
O que um espumante representa para você? Hoje, estamos vivendo a segunda década do século XXI, onde ressignificamos muitas tradições.
Feito com o Chandon Passion, um demi-sec rosé especial para a criação de receitas inesquecíveis, a bebida ganhou o coração de críticos, especialistas e apreciadores de um delicioso espumante.
Você consegue imaginar que uma bebida homenageando um canhão da Primeira Guerra Mundial poderia ser tão famosa? Sim, estamos falando do French 75, que, em seus mais de 100 anos de vida, reúne milhões de fãs ao redor do mundo.
Hoje, a estrela deste artigo é conhecida por sua praticidade, facilidade e versatilidade.
Você sabia que o drink Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial? A partir de então esta bebida une a doçura e acidez do licor de cassis e a refrescância do espumante.
Você sabia que existem muitas receitas de bebidas maravilhosas que são preparadas com espumantes?
Você conhece quantos tipos de espumantes? Um? Dois? Se a resposta for “três”, saiba que você está mais por dentro do mundo de possibilidades extraído dos sabores de espumantes que a maioria das pessoas.
Você já deve ter visto algumas pessoas girando suas taças, olhando profundamente para o espumante, sentindo seus aromas e, por fim, finalmente dando um gole da bebida. Depois deste ritual, você também deve ter pensado: “oras, que bobagem”.